Categorias
Abrasivos
EPI
Ferramentas de Corte
Medição
Pesquisa de Produtos
 
 
Rebolo Reto - Rebolo Reto - Cod. 002
   
 
Rebolo Reto - Rebolo Reto - Cod. 002
Descrição do Produto

Rebolos são ferramentas constituídas por grãos abrasivos ligados por um aglutinante com forma e dimensões definidas. Efetuam o trabalho de:
· cortar
· desbastar
· retificar
· afiar
· polir
Distinguem-se das outras ferramentas de corte por serem auto-afiáveis. São constituídos através de uma combinação de grãos abrasivos, liga e porosidade em diferentes quantidades e são definidas as características que um rebolo terá durante sua aplicação.


   
   
 
Utitlidades

VITRIFICADO

É uma liga inorgânica, constituída de matérias naturais que forma uma estrutura vitrificada de extrema rigidez, porém frágil contra impactos e grandes pressões de trabalho.
As ferramentas abrasivas vitrificadas têm como principais características friabilidade no corte (menor queima da peça-obra) e manutenção de seu perfil de corte por mais tempo que as ferramentas com ligas resinoides, sendo mais utilizadas para retificação de precisão.
Podem operar normalmente até 60 m/s, e não sofrem ataque dos fluidos refrigerantes.
As ferramentas vitrificadas são mais indicadas para operações de acabamento, afiação de ferramentas, retificação de eixos de comando, virabrequins e retificação de peças de perfis complexos, onde se deseja a manutenção do perfil.

RESINA

É uma liga que se caracteriza por conferir as ferramentas abrasivas uma elevada resistência ao impacto, pois uma vez polimerizada a liga resinóide se converte em aglomerante de alta resistência.
Desta forma, as ferramentas abrasivas fabricadas com esse tipo de liga podem operar normalmente a 48 m/s podendo chegar a 100 m/s, dependendo da aplicação e do tipo de construção da liga.
Tem como principais desvantagens o fato de que a liga é atacada por soluções alcalinas (fluidos refrigerantes e de corte), e por ser orgânica sofre degradação ao longo do tempo. Para operações refrigeradas em retificas de precisão, o pH do liquido refrigerante deve estar na faixa de 8,5~9,0.
As ligas resinóides são normalmente empregadas em operações de corte, operações severas de desbaste (pendular, pedestal, BZZ, etc.), operações de precisão como abertura de canais de ferramentas de corte (brocas, fresas, machos, etc.) Disc-Grinding, Centerless, Roll Grinding, etc.

BORRACHA

É uma liga que tem uma grande resistência ao impacto, e por este motivo tem sua principal aplicação na construção de rebolos de arraste, para retificação centerless podendo operar até 33 m/s.
Sua contrução é feita basicamente com borracha natural, elementos vulcanizadores e borracha sintética.
Também é usada na contrução de rebolos para detalonagem de brocas de aço rápido, e para esta aplicação sua construção inclui elementos que conferem maior resistência mecânica aos rebols, podendo operar até 70 m/s



   
   
 
Copyright 2007© Abraspar. All rights reserved.